domingo, 17 de outubro de 2004

A Ferreirinha ou um enredo “melting pot”


Ando a seguir a excelente série da RTP, “ A ferreirinha”. Excelente porque os actores estão a representar muito melhor e, sendo um filme de época, delicio-me a ver a cadeia da relação do Porto, povoada por populares do século XIX e aquele chão de granito autêntico, belo, a merecer um tratamento histórico condizente com a grandeza da cidade.
Por aí tudo bem. Conhecia já a história de Dona Antónia com especial destaque para a sua fibra excelentemente talhada na dureza do Alto Douro. Ela foi um dos primeiros produtores de vinho daquela região a apostar nos vinhedos do Douro Superior, por exemplo.
Também conheço, ao de leve, a história do Zé do Telhado, de Camilo, obviamente (obrigatório visitar a casa do escritor em Ceide) e de tantas celebridades que vão surgindo na trama escrita por Moita Flores.
Em cada episódio que passa somos confrontados com uma nova figura do Portugal oitocentista. Num deles era o Saldanha, no último já se falava em Pereira de Melo, e, por certo, lá mais para a frente a Ferreirinha passará a vir ao Porto de comboio, estreando a belíssima linha do Douro.

E o rigor histórico? Podemos afirmar, de ciência certa, que Ana Plácido teve uma irmã nora de Dona Antónia? Será que Zé do Telhado salvou mesmo Camilo Castelo Branco, impedindo um assassino de o matar na cadeia da relação?
Estas e outras delícias provocam-me estas e outras questões, por ignorância minha, estou certo. Em todo o caso esta série merece, cá em casa, o título de belo tópico de conversa familiar sobre o "Portugal Oitocentista".

PS: E também me delicio muito com a classe conservadora e retrógrada do burgo portuense (especial destaque para o “seivatrupense” António Reis), mais os seus maquiavelismos políticos e sociais que, já na época, se faziam sentir. Neste particular, não foi só o granito que resistiu.

PS2: E Catarina Furtado revela-se uma excelente actriz. Muito bem.

2 comentários:

Anónimo disse...

betania comenta:
Altino, não sabia nada de ti desde aquela altura que
pensavas partir...até que hoje te "vi" no GandraTruck
e pensei logo em te procurar para saber se está tudo
bem contigo, amigo.
Sabes que há pessoas que passam e há pessoas que ficam...

Beijinhos
betania
http://betanices.blogs.sapo.pt

Rui Oliveira disse...

10 anos depois da exibição da serie e da escrita deste artigo deixe-me dizer que ainda hoje com 19 anos vejo episodios desta serie que eu ja via na minha infancia com outra compreensão! Ao longo dos anos pesquisei e Ana Placido teve realmente a irmã mais nova Antonia Placido como nora de Antonia Ferreira, tal como Zé do Telhado foi companheiro de Camilo na cadeia da relação em 1960/61! Os factos tão certos, o tempo não tanto mas coisas minimas. O barao de forrester morreu no naufragio em que ia a ferreirinha mas em 1861 e nao 1863 como a serie deu a entender! Agora ha ali um fenomeno esquisito quando ana placido aparece a Dona antonia que estava quase a morrer no ultimo episodio pois ana morreu 6 meses antes da ferreirinha, em setembro de 1895 e dona antonia 6 meses depois em março de 1896!

Web Analytics