quarta-feira, 20 de agosto de 2003

Ferias gozadas forças renovadas?

Brouas d'Avintes

As minhas férias acabaram, de modo que voltei ao trabalho de sempre, com os mesmos problemas de sempre e com muita vontade em me convencer que estou mais fresco e com mais energia para retomar a minha triste sina de ter que trabalhar para viver. De maneiras que cá estou a retomar o meu humilde cantinho onde me atrevo a escrever, esperando que, dada a publicidade que se faz aos blogues, alguém por aqui passe e partilhe os meus dizeres e outros arrazoados.

No entretanto tenho uma outra impressão acerca das praias de cá, do Norte, da Grande Invicta, por muitos sustentada em atributos de humildade e trabalho. As praias são bonitas, o mar estava caldinho e nem havia a tradicional nortada. Mas o lixo meus senhores, o lixo é a matança dum povo, é a chancela que demarca o ser humano dos outros animais. Não consigo perceber por que raio de carga genética este povo do norte é tão porquinho, meu Deus. Esta gente ainda não percebeu que é mesmo porca. Ele é latas de refrigerantes, papeis às resmas, beatas, cascas de fruta, tudo depositado, assim sem mais, em pleno areal. As autoridades esforçaram-se, bem sei. Colocaram contentores e outros depósitos para o lixo, autênticos ecopontos em pleno areal. Mas o povo do Norte, que se arvora em gente muito boa e muito capaz, teima em ser porco, cerdo de pata negra. De modos que me irritou ter confirmado esta tão nobre característica das gentes do Norte. Nesse ponto desejei muito ter ido ao Sul. E desejei também propor ao Portas, o ministro das tropas, obrigar todos os portugueses a fazer uma semana de tropa cívica num país nórdico. Só para percebermos a doca que somos, o chiqueiro em que vivemos e que não custa nada investir no ecocivismo, se é que se pode chamar isto à coisa que abordo aqui.

Para fechar devo dizer que li algumas coisas, com destaque para Borges e para esse sempre prazenteiro Miguel Torga, que Deus o tenha, já que por cá anda muito desprezado por quem de direito. Torga vale a pena. Ensina-nos a ver o mundo como um jardim de coisas e gentes lindas e simples. Torga ensina. Não parece mas é.

Vou fumar.



ATF

Sem comentários:

Web Analytics