sexta-feira, 20 de abril de 2007

novas oporunidades ponto gov ponto pt

Estes tipos do novasoportunidades.gov.pt, conforme se pode ver na publicidade anunciada um pouco por todo o lado, consideram que um profissional da construção civil é um ser diminuído porque não tirou um curso. Consideram que uma funcionária de uma papelaria, é uma Judite qualquer, não a outra que tem um emprego carreirista na RTP. Ou seja, estes tipos acham que um trolha deve ir estudar para depois se inscrever no fundo de desemprego. Acham que as judites todas que trabalham em fábricas e nos supermercados devem tirar um curso superior porque certamente há mais empregos disponíveis para a malta do canudo, como bancários, vendedores de telemóveis ou assistentes comerciais da oriflame. Tudo empregos precários e de curto prazo, bem sabemos...!
Pessoalmente sinto-me ofendido, porque eu sou um trolha, sou um operário fabril e sou um camionista, ou mesmo um simples "lixeiro". Mas sou um profissional digno, trabalho todos os dias com honestidade e sinto-me ofendido quando me representam em grandes cartazes, ridicularizado, marginalizado, como se a minha actividade não tivesse honra nem dignidade. Como se um profissional concreto, de uma actividade concreta fosse o cancro desta sociedade estéril e não produtiva, desta sociedade em que o funcionarismo público e a cunha e o emprego de favor grassam por aí, de cima a baixo, como pulgas em cão vadio.
Qualquer dia, de tantos doutores e engenheiros neste país,não haverá quem nos possa servir um simples café sem este cenário mais ou menos virtual: "senhor doutor, eu queria um café curto se faz favor e já agora diga ali ao doutor que me engraxe os sapatos e peça à menina Judite um maço de tabaco. Desculpe, menina não. Engenheira".

3 comentários:

Lady Grey disse...

tens toda a razão. porque é que neste país as coisas ridiculamente evidentes são as mais dificeis de perceber por quem tem o tal Poder. Assina uma Licenciada (2 vezes, ó desgraça), ex-Bancária ( cuja Instituição voltou a chamar depois de não efectivar para funções inferiores ás que detinha anteriormente) e claro, actualmente DESEMPREGADA. Um beijo, escreve sempre! (gosto do teu blog!)

Unknown disse...

Parabéns pelo que escreveu.
É exactamente assim.
Luisa

AmSilva® disse...

mas que raio tem toda a gente contra os camionistas??
bem na verdade até eu tenho algo contra eles, só estorvam na estrada...
novas oportunidades? e as velhas? como diz e muito bem, para quê ter um curso, para entrar na area do desemprego? a menos que se tenho uma boa cunha..

Web Analytics