terça-feira, 29 de julho de 2003

a propósito da reportagem na RTP

Brouas d'Abintes

Qual não foi a minha surpresa quando ontem, ao passar pelo canal 1 da RTP apanho com uma reportagem sobre os Blogues portugueses.Fiquei espantado e, por outro lado, algo decepcionado. Lá vinha a enésima referencia ao Blogue do Pacheco Pereira (sinceramente estou-me borrifando para aqueles textos cheios de retórica e falsos amores ao Porto de alguém que, sendo de cá, não fez mais do que muitos fizeram: zarpar para Olíssipo, ganhar dinheiro e poder em Olíssipo e, de quando em vez, lembrar-se que afinal há uma cidade feia e suja e torta e cheia de problemas que se chama Porto e que se ama muito e cuja pesada herança episcopal inspira odes cada vez mais repetidas e nauseabundas...enfim) e a outros tais, para além de umas tantas breves entrevistas -bom marketing?- a bloguistas como eu mas algo mais experientes no ramo. Mas afinal toda a gente desata a escrever sobre a blogosfera, suas origens e tendencias. Afinal somos um povo virado para isto e, às tantas, atropelamo-nos todos neste imenso horizonte de textos e outros caracteres que inundam os servidores da web.

Fiquei muito contente por ter recebido um e-mail de alguém que sentiu motivação para se me dirigir, o que é lindo. E é lindo pq aqui o que "manda" é o verbo, a palavra. Ninguém vem ver o meu Blogue por eu me chamar Altino Torres mas sim por um mero acaso. E é o acaso, o encontro fortuito que marca a diferença. O que eu quero mesmo é que se fale pouco ou nada deste mundo no "outro" mundo (leia-se os media). Sei ben que isto é uma utopia mas prefiro acreditar. Por muita porcaria que por cá ande, nada se compara à estupidez e arrogancia que impera nos fazedores de opinião. Só me falta agora ver o professor Rebelo de Sousa a fazer um Blogue com fotos do seu querido neto para concluir que isto é mesmo capaz de me atingir o ponto "éfe". Aliás neste momento apetece-me citar José Régio, mas escuso-me a tal ,na medida em que seria muito fácil fazer "copy paste" do "Cantico Negro" para dar a ideia que sou muito culto. Enfim, fico-me por aqui.

Vou fumar
ATF

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro a.

De facto não tropeçei no seu caderno por se chamar Altino Torres. Não lhe sabia o nome, nem tão pouco lhe conhecia o ar intelectual que lhe confere a fotografia. Foi o acaso que me trouxe aqui, é a surpresa que me motiva a le-lo desde o inicio, e o não calar dos dedos que me leva a comentá-lo.

Web Analytics