sábado, 26 de julho de 2003

A propósito de ler...

Voltando ao tema exposto pela Clara Ferreira Alves no Expresso de semana passada (ok, podia colocar aqui o link do dito mas não vejo porquê - raios eu proponho-me falar aqui das coisas que vejo, apalpo, e leio/compro o Expresso desde sempre por isso leiam o jornal, o de papel), a tal denúncia de que os portugueses não investem um centimo em livros, fiquei muito surpreso ao ler hoje, no mesmo jornal, a crónica de Inês Pedrosa onde ela refere precisamente que há muita gente a ler livros,"e gordos", nas praias portuguesas (no caso a praia da Altura também no Algarve). Afinal em que ficamos? Vale mais aquela longa dissertação da Clara ou aquele simples parágrafo onde é apenas referido um mail duma amiga da Inês? para mim vale o que vejo, o que apalpo. E como dizia Confucio " aquilo que oiço, esqueço, aquilo que vejo recordo, aquilo que faço compreendo" (mais ou menos isto), aquilo que compreendo é que há gente que consegue ler, que procura o Livro apesar das consolas e dos computadores e dos cinemas e dos carros e dos restaurantes e das discotecas e da gente gira e endinheirada. Por isso voltei a este tema. para mim é bom saber que eu leio, os meus filhos também ( o meu "maisnovo" -8 anos- está a ler o 2º livro do Potter: sim essa magnifica obra escrita - na Time um certo leitor considerou que foi uma autentica revolução nos hábitos de leitura em todo o mundo hein?, mesmo no dito mundo bom dos bons, dos sempre anglo saxónicos bestiais). Ora bem, está dito, fica a provocação e a minha convicção que os portugueses não são assim uns bestas por aí além. Veja-se o sucesso da PT no Brasil e a brilhante performance desse actor português de nome bem português - Nuno Lopes-, também no Brasil. Bem, vou ouvir Compay Segundo e amigos que é um regalo apesar da falecida Celia Cruz ter afirmado nem os conhecer. Quem diria...

1 comentário:

Mónica disse...

a clarinha é uma jeitosa desde q teve nas americas

por acaso não é a do plagio cientifico????

Web Analytics