domingo, 20 de agosto de 2006

Carvalhos e o Mapa da Administração Pública Local

Li ontem no JN uma carta de um leitor que falava sobre a Vila dos Carvalhos. À medida que eu ia lendo os desabafos daquele meu vizinho, mais consciente ficava de que esta localidade bem precisada está de se separar das garras administrativas locais, personalizadas na Junta de Freguesia de Pedroso.
Quem leu a referida carta só pode ter concluído que Carvalhos está mal. Através dela, o meu concidadão atira-se aos drogados e aos arrumadores de carros e pede ajuda ao governo e à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, omitindo deliberadamente a Junta de Freguesia de Pedroso porque sabe que dali não vem nada. Fala das opções injustas sobre dinheiros gastos no Estádio Dr. Jorge Sampaio, mais um elefante branco que serve os Dragões Sandinenses e um ou outro jogo da Selecção Nacional sub qualquer coisa, e lamenta o esquecimento do Clube Hóquei dos Carvalhos e do Centro de Saúde que é de facto uma coisa terceiromundista, bem como adverte para a catástrofe ambiental que grassa nas matas que contornam a Srªda Saúde.
Mas não aponta o dedo ao responsável. E também não precisava. Afinal, já todos sabem bem quem é o responsável: o Presidente da Junta de Fregusia de Pedroso.
Entretanto, Carvalhos continua no mapa das pessoas, das escolas, é centro de vida quotidiana em todas as vertentes, todas, e continua subjugado à freguesia de Pedroso e aos caprichos do déspota Tavares.
E assim muitos desabafos, como o da carta de ontem ao JN, ficam-se apenas pelo “boca a boca” das pessoas, e o Jornal dos Carvalhos, um jornal que deveria servir as pessoas em vez de servir as boas famílias da terra, um jornal caricato, sem alma nem chama e quase sem leitores, persiste numa linha editorial saudosista e pacóvia, ignorando estas questões. Aliás esse jornal é propriedade da ACIC, uma putativa associação cívica dos Carvalhos, formada por carvalhenses desiludidos e apagados na sombra das políticas divisionistas que minam a cintura metropolitana do Grande Porto.
Entretanto, a malta jovem anda distraída com os festivais de Verão, as minis e as Férias e o Governo estará já a trabalhar na criação de novas Freguesias. E eu pergunto se há gente realmente interessada em colocar Carvalhos no mapa da Administração Pública Local. Eu pergunto se ainda não é tarde. Porque desta janela eu vejo apenas o fogo do marasmo que arde muito mais para além dos montes durienses que vislumbro.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mentalizem-se que Carvalhos pertence a Pedroso. Percam a mania de se fazerem independentes. Só falam que são de Pedroso para dizerem mal. Esta guerra é o cúmulo. Poupem-me! Carvalhos freguesia por alma de quem?! Uma rua ser freguesia?!?!
Esqueçam...

Anónimo disse...

A IGNORÂNCIA a que se chega.

Eu esclareço.

Carvalhos é Vila por direito MUITO ANTES QUE pedroso.
Por Lei mma freguesia NÂO pode ser Vila. PONTO.

Se o senhor não sabe eu repito a freguesia de pedroso não é vila, é o seu lugarejo chamado pedroso, onde existem mais almas mortas que vivas.

Entende, se não vá ler a Lei.

Web Analytics