quinta-feira, 2 de outubro de 2003

Chuvinha l Ao telefone com um cliente meu, alemão, perguntava-lhe em tom amigável se estava a chover muito no local onde ele se encontrava. Respondeu-me ele com um aforismo verdadeiramente fulminante: "Em Portugal tudo acontece da forma mais surpreendente, se está ON (sol) arde tudo, se está OF (chuva) fica tudo inundado". Fiquei sem palavras, pois.

Chuvinha ll O Viegas também escreve sobre futebol. Já sabia da sua dialéctica "pintocostiana", discurso muito típico dos portistas (mesmo dos inteligentes), mas fiquei surpreendido por ele ter chamado Professor Pardal a Carlos Queiróz. Espero bem não se tratar daquele estafado preconceito para com aqueles que, sendo formados na Universidade, ocupam os melhores lugares destinados tradicionalmente aos ex-futebolistas e mesmo ex- apanha bolas do Rio Ave. De modos que gostei do discurso claro, conciso e concreto do Professor Queiroz. " Dominámos o jogo todo". Quanto ao mister canário de papo emproado, limito-me a dizer que estou aliviado por o Porto não ter ganho porque, imaginem bem, no caso de uma vitória portista ( não era nada demais porque afinal o FCP já tinha ganho ao mesmo clube, na mesma competição e no mesmo estádio e por 3 a 1) lá tinha eu que me vergar aos mil discursos, e outras couves, dessa parda sumidade futebolística que, para mim, não passa de um aprendiz de feiticeiro. Mas o Viegas ainda não escorreu qualquer letra a propósito do jogo de ontem. Estarei atento à sua prosa. E aproveito para dizer que aprecio muito todas as outras qualidades do referido e, reforçando, não me esqueço daquele delicioso texto num guia do Expresso numa Primavera qualquer em que ele falava do Alto Alentejo e que me levou a pegar no carro e rumar ao Marvão, Avis, Etc e tentar, de forma inglória, encontrar aqueles espargos silvestres que ele tão bem homenageou. O que me valeu foi o restaurante Sever e as suas omeletes com o dito legume. A confirmar-se que vai aparecer na RTP1 com o programa que anda a dar na NTV, fico muito contente, e aliviado também porque ali não se fala de canários e outras aves canoras.

Altino Torres

Sem comentários:

Web Analytics