sexta-feira, 7 de julho de 2006

mundi alices (ou de como em 40 anos o que mudou continua mudo)

Sabe-se que em 66, Portugal foi muito mal tratado quando se preparava para defrontar a Inglaterra nas meias-finais. A equipa teve de fazer uma viagem de última hora (creio que de Manchester para Londres) quando deveriam ser os ingleses a viajar. Consta-se que nem hotel havia quando chegaram e fala-se que a comitiva portuguesa se preparava para formalizar um protesto quando um telefonema de Lisboa fez com que nada disso fosse feito. "Ide para o estádio e joguem a meia-final e venham para casa...caladinhos", disseram-lhes.
Nos nossos dias aconteceu de novo algo parecido. Todo o poder dos lóbis europeus caiu em cima dos nossos jogadores. Foi montada uma campanha suja, denegrindo o nosso bom-nome. O governo desta vez não "tem poderes" para nos mandar calar. Mas calou-se. Acobardou-se. Mais uma vez fomos o rosto da nossa pobreza franciscana.
Eu ainda acredito, contudo, que um dia isto vai mudar e que Portugal será o oitavo país do mundo a consagrar-se campeão. Porque tínhamos e teremos futebol para eles todos - os de lá e os de cá.

Sem comentários:

Web Analytics