domingo, 4 de setembro de 2005

Espumante,
Em resposta a este seu comentário devo dizer-lhe o seguinte:

Não me tenho como sectário a não ser no que respeita ao meu benfiquismo. No que respeita a Cuba é evidente que há uma questão de crueldade sistémica em relação aos presos políticos. E eu estou plenamente ao lado deles. Isso não me impede de ver no regime cubano um conjunto de valores que, infelizmente, têm sido sistematicamente boicotados. O ensino gratuito e geral, para todos, a saúde gratuita e geral, para todos (tenho um familiar que tem um filho com um problema grave e só em Cuba existe a esperança de o salvar, por exemplo). Ora a questão dos presos políticos é grave mas é também consequência de toda uma orquestração preconceituosa dos E U A para com um regime que é apenas comunista. Deixassem Cuba seguir o seu rumo com o mercado aberto, deixassem-se de preconceitos (veja o caso da China, ela também comunista, “atentadora” dos direitos humanos mas paradoxalmente apetecível num contexto de mercado) e certamente o sonho teria outra cor.
Cuba tem um ditador, para mim criado pelo "ocidente". Um homem que sonhou um país e que foi esmagado pelo inevitável: defender-se. Os presos políticos são isso mesmo. Uma coisa muito má mas Cuba é muito mais do que isso, embora tenha deixado de ser a "off shore" por excelência das máfias americanas, do jogo americano, ali a poucos metros da fronteira. Ora Cuba é muito mais impressionante. E Fidel esteve bem a apoiar os americanos, os cidadãos. O resto continuará como até aqui. Uns pedem a cabeça de Fidel e, ao mesmo tempo, contam os dígitos das suas contas bancárias à conta do sangue dos iraquianos e doutras gentes que morrem por causa do petróleo. Sabia que em 1999 o barril de petróleo custava apenas seis dólares, seis?. Passados seis anos custa setenta. Setenta!!!
Ora isso diz tudo e por isso não me venham falar nos presos políticos de Cuba quando se tira a vida a milhares de inocentes por causa do imperialismo capitalista.

Sem comentários:

Web Analytics