quinta-feira, 12 de maio de 2005

Caro amigo (amigo é uma palavra boa que muitas vezes é utilizada num sentido mau. Não é o caso, creia-me), preocupado estou eu porque temo não saber bem como reagir logo a seguir ao grande-derby-de-todos-os-portugueses. E digo isto porque, olhe, se o Sporting nos ganhar eu até vou beber um copo com uns amigos sportinguistas ( que os há e muitos aqui no Porto). Mas que me vai custar a engolir... e se o Benfica vencer, se calhar em sorte, muita sorte, eu vou suspirar de alívio e vou beber um copo na mesma com os meus amigos sportinguistas. E portistas também.
Numa coisa estaremos de acordo, por certo: o Sporting é muito melhor equipa do que nós. O Sporting tem tudo para reinar esta época. O Sporting, caro amigo, tem um treinador que nunca acusou a pressão, nunca o vi quebrar o verniz e jamais ouvi da boca dele qualquer queixa contra árbitros, contra lesões ou contra a própria falta de sorte. Aquele homem não pode ser comparado ao Mourinho. O Mourinho é que deveria aprender com ele, se não na parte técnico-táctica, pelo menos na forma como devem os treinadores lidar com o insucesso e a frustração.

Mas dizia eu que estou preocupado. Ninguém que não seja benfiquista quer ver o Benfica campeão. Mesmo aqui na Invicata todos os portistas preferem o seu Sporting ao meu Benfica. E eu ando preocupado. O meu clube não tem nada, neste momento, que possa dar garantias de sucesso. Mas eu sou benfiquista e preocupa-me esta teima minha em acreditar na nossa vitória.

Há onze anos atrás, precisamente na semana que precedia o dia 14 de Maio de 1994, já o Porto tinha perdido o título e o Sporting rufava tambores de vitória no grande-derby-de-todos-os-portugueses que se aproximava. O jogo foi em Alvalade e o Sporting tinha uma equipa do caraças. Paulo Sousa, Luis Figo e outros grandes jogadores. Foi o que se viu, lembra-se?

Eu estou preocupado porque não quero acreditar que a história não se repetirá.
Daqui supino o meu copo de cerveja convidando-o a um brinde a nós, os amantes disto.

Sem comentários:

Web Analytics