sexta-feira, 17 de junho de 2005

livro - painéis de s. vicente de fora [aqui]


É claro que um blog pode passar a livro. A ponte existe e basta um pouco de margarina vaqueiro e já está. O problema não é esse. O problema é o critério. Se um dia eu pretendesse publicar um livro jamais seria a partir de um blog.
Para mim escrever um livro é, neste momento, uma empreitada impossível porque não sei escrever um livro. Simples. Escrever um livro tem de ser algo muito especialmente artesanal, talvez uma coisa única que possa dar frutos.
Portanto, eu tenho sido crítico de alguns livros que nascem a partir de blogs, não pelo facto de criticar por criticar mas sim pelo que significa para mim o acto de escrever um livro. Já sei que há imensos livros que jamais foram “escritos”, jamais foram arte. E vendem. Parabéns para os autores pelo dinheiro que ganharam e não pela arte que nunca o foi. É nesse sentido que me atrevo a não comprar, a não ler e a criticar certo tipo de livros. É a visão tranquila de alguém que continua a ver um livro como essência e não como objecto de decoração, fast-food, se quiserem. É, também, ter um certo respeito por tantos artistas que lutam desesperadamente por uma editora, uma porta aberta, que simplesmente não os vêem, não os ouvem.

Sem comentários:

Web Analytics