sexta-feira, 1 de julho de 2005

O Rogério, do Indústrias Culturais enviou-me um inquérito para um trabalho académico que está a elaborar. Respondi com gosto:

Inquérito
1. Como começou o seu blogue [razões, objectivos]?
Tomei conhecimento dos blogs através da imprensa e fui ver. Gostei da ideia a aderi.
2. Quando começou?Em Julho de 2003
3. Criou mais do que um blogue? Nomes; blogue individual ou de grupo?
Não

4. Tem preocupações estatísticas (periodicidade, temas, audiências)?
Tenho. Relativas, mas tenho.
5. Antes dos blogues teve alguma experiência na internet (grupo de discussão, comunidade MSN). Se sim, como foi essa experiência?Tinha um experiência no IRC Chat que já estava afastada.
6. Quais os temas do seu blogue?Meltingblog
7. Quais os temas que procura ler na blogosfera?Filosofia, politica e generalidades.
8. A sua perspectiva é optimista ou crítica deste universo?
É criticamente optimista
9. Como define um blogue?Um blog é um registo de textos na web. Pessoalmente acho que um blog é um “tomagochi” da Internet, um webdog.
10. Que níveis etários são, na sua perspectiva, os dominantes nos blogues (7-14, 15-24, 25-34, 35-44, acima dos 45 anos)?25-34 e 35-44
11. Acha que são mais masculinos? Ou femininos? Como caracteriza os de cada género sexual?Unisexo. Os femininos são diabolicamente atraentes e melosos quanto baste. Os masculinos cheiram muito a cavalo.
12. É capaz de idealizar qual será o universo dos blogues daqui a cinco anos? Para onde vão os blogues? Hoje encerrou o Barnabé (devido a uma birra). Acho que os blogs colectivos resistem menos e daqui a cinco anos talvez surja um outro tipo de coisa, mais sofisticada (talvez à boleia do UMTS). Em todo o caso faço notar que isto tudo não é mais nem menos do que um mundo silicone: tudo mexe muito fácil e rapidamente.
13. Que tipos de blogues acha existirem (exemplo: políticos, de jornalistas)?
Há blogs de todas as naturezas. Gostava de ter um blog sobre a morte, mas acho que ninguém lá iria.
14.Qual acha a percentagem de blogues dedicados ao jornalismo? E ao ensino e comentário do jornalismo?Não tenho uma ideia quantitiva.
15. Como entende os comentários no seu blogue e no de outros?Acho os comentários como um apêndice das salas de chat. Há blogs que vivem dos comentários e há blogs que, apesar de poucos comentários vivem do impacto que exercem nas cabecinhas de quem os lê.
16. Usa as diferentes potencialidades dos blogues, como fotoblogue, videoblogue?
De quando em vez, sim.
17. Um blogue é um espaço literário? Ou visual? Ou outra coisa? É um espaço onde há tudo. E pulgas também.
18. O escrever um blogue aumenta ou diminui o consumo de práticas culturais (televisão, cinema, jornais, livros)?Aumenta nos livros (até dá livros) mas retira televisão ( o que é bom)
19. Tem lido livros sobre internet e blogues? Quais? Que resumos pode fazer deles?Nada. Sou contra livros de blogs, não leio.
20. Conhece pessoalmente blogueiros desde que tem o seu blogue? Como chegou ao seu conhecimento? Estabeleceu alguma amizade com eles?Sim, conheço através de alguns encontros de bloggers. Penso que fiz um ou outro amigo.
21. O escrever no blogue alarga contactos ou isola quem o faz?Alarga, definitivamente.
22. Indique até três blogues que fazem parte da sua leitura diária.
Blogamemucho, Blasfémias e Erotismo na Cidade
23. Indique pessoas – em especial não blogueiros – que têm um interesse grande sobre este tema.
Jornalistas, intelectuais e puxa-sacos.
24. Conhece algum blogue cuja temática – jornalismo regional ou de proximidade – seja idêntico ao seu? Qual?Não conheço.
25. No caso de um blogue de jornalista acha que ele respeita as regras e princípios profissionais, como clareza e exactidão?
Quase nenhum jornalista respeita isso, portanto aqui passa-se o mesmo.
26. Dados sociográficos: idade, habilitações literárias, função profissional.
39, 12º ano, consultor

Sem comentários:

Web Analytics