sexta-feira, 19 de março de 2004

O maravilhoso da vida

No dia dezassete de Dezembro de 1988 este que vos escreve tinha 22 anos, já adiantados, e, puto do caraças, andava mais tonto do que uma barata. A sua jovem mulher estava no Hospital de S. João, no Porto, em trabalhos de parto. Sabia o puto que ia ter uma filha, de modos que só ansiava o tal momento, o momento de esplendor. De maneiras que o puto foi a uma loja de fotografia e comprou a máquina mais barata que lá havia, correndo a bom correr - de autocarro - para o hospital, onde o aguardava uma longa espera pela tarde dentro. Eram “cinco menos dez” e a notícia chegara finalmente: a Catarina estava bem, junto de sua mãe. No momento em que o bebe foi levado para um outro piso, a enfermeira que o levava ao colo foi forçada a percorrer a caixa das escadas, onde eu estava – aquilo não era um Ordem Hospitalar. Olhei a criatura, a minha criação espontânea, e peguei-a no colo. Era pai.

Hoje continuo pai, da Catarina e do Alexandre, e sei bem que os meus filhos me estão a preparar as homenagens da praxe, os trabalhos manuais zelosamente orientados pelos professores (a Catarina já não alinha nisso, obviamente), e, quando chegar a casa, noite dentro, vou receber um beijo bom, simples e de amor.
Neste “dia do pai” desejo a todos os pais deste mundo que possam fruir da imensa ternura dos filhos, de momentos destes que nos fazem acreditar, por uma vez que seja, no maravilhoso da vida.

Sem comentários:

Web Analytics